História do Clube
História da criação das Estrelas Brigantinas
Os Antecedentes
A modalidade de basquetebol ressurge em Bragança no ano de 2000 quando o professor Nuno Diegues Lopes e a Engenheira Mónica Gomes, treinadores de basquetebol e ex-praticantes da modalidade, apresentam um projeto de criação da secção da modalidade no Clube Académico de Bragança.
Durante duas diferentes presidências a modalidade foi crescendo nessa agremiação, conquistando vários títulos regionais, desde o minibasquetebol até juniores, em ambos os escalões e em seniores masculinos.
Em setembro de 2008 e com a entrada de nova direção, a política do clube muda radicalmente no que se refere ao Basquetebol. Mediante tal mutação e após uma reunião da direção com o diretor técnico, Nuno Lopes, um dos membros da direção, professor Vítor Alves e os referidos treinadores, decidiram deixar o clube.
O nascimento de novo projeto
No mesmo dia em que decidiram sair do clube, ouve a primeira reunião em casa do professor Vítor Alves. Aqui surge a semente para a criação de um novo clube, dedicado ao Basquetebol na cidade de Bragança.
O passo seguinte foi convocar uma reunião com atletas e encarregados de educação para o dia seguinte, que teve lugar numa das salas do pavilhão municipal para esclarecer toda a situação e informar que seria levado a cabo a criação de um novo clube. Dessa reunião foram levantadas algumas dúvidas por parte dos encarregados de educação e ficou marcado novo encontro, com a promessa que já seria entregue a todos o plano de atividades para a época desportiva de 2008/09.
No dia seguinte e após entrega e análise do plano de atividades, todos os atletas, desde seniores até iniciados decidiram abraçar o novo projeto.
A criação do clube
Deu-se então continuidade às formalidades de criação do clube, desde a criação de regulamentos até aos convites para sócios fundadores.
Ainda sem estar registado formalmente, o primeiro nome do clube era Escola Desportiva de Bragança Lobos, nome com o qual entramos nos primeiros campeonatos, sendo este o símbolo.
Aquando do registo do clube, foi necessário colocar três opões para o nome, sendo o nome inicial Escola Desportiva de Bragança-Lobos, em segundo Lobos de Bragança e a terceira opção Estrelas Brigantinas. Como já havia nomes parecidos o que prevaleceu no registo foi Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Estrelas Brigantinas, tendo dado origem a novo símbolo, tendo a bola de basquetebol, o lobo e a estrela como pontos fortes.
E assim, no dia 28 de Fevereiro de 2009 fica oficializado o nascimento do nosso clube, sendo o 1º presidente o professor Vítor Alves.
Primeiras fotos do clube
Minis sub-12
Equipa de Juniores de 2008/09
Algumas notícias da imprensa da altura
Estrelas Brigantinas iniciaram no passado mês de Setembro a sua nova época basquetebolística.
Nesta nova época, a grande novidade é a formação da equipa de seniores masculinos, que irá disputar o campeonato nacional da 2ª Divisão. Nesta primeira participação, a equipa de Bragança defrontará logo na primeira jornada a equipa do Sporting Clube de Braga, seguindo-se as equipas de Monção, Escola André Soares de Braga, Santo Cristo de Moncorvo, Basket Clube de Vila Real, Lousada, Diogo Cão e Escola Limiana.
O plantel é formado na sua grande maioria por atletas oriundos de Bragança e que já trabalham com o versado treinador há já bastantes anos. Para além desses jovens jogadores, integram ainda as fileiras do clube, jogadores mais experientes da anterior equipa que existiu na cidade à alguns anos atrás.
A preparação da equipa orientada por Nuno Lopes, teve início ainda no mês de Agosto e culminou com a participação dos “Lobos” num torneio em Espanha que durou dois dias.
Para além da equipa sénior, as Estrelas Brigantinas, contam ainda com as equipas de sub-18 (juniores) e sub-16 (cadetes) masculinos, treinados por Nuno Louro (ex-jogador e treinador do Atlético Clube de Moscavide), sub-14 (iniciados) masculinos e sub-19 (juniores) femininos, treinadas pela experiente Mónica Gomes, sub-14 (iniciados) femininos, treinadas por Alberto Menezes. Quanto aos atletas mais novos, estes encontram-se divididos por três escalões de minis (sub-8, sub-10 e sub-12), tanto femininos como masculinos. Para treinar estes jovens, o clube dispõe da colaboração dos treinadores: Tiago Silva, Ricardo Morais, Rui Ferreira e Pedro Batista.
Com nove equipas a participarem nos diversos campeonatos, com o início já marcado para o próximo fim-de-semana, o clube conta com aproximadamente cento e cinquenta atletas, em apenas dois anos de existência.
Para além do esforço técnico, a direcção do clube tem demonstrado um nível elevadíssimo, já que logisticamente não é fácil, numa cidade como Bragança, ter nove equipas a participar em competições oficiais.
Paralelamente, os jovens que representam as Estrelas Brigantinas, formaram uma associação que leva a cabo alguns eventos de nível cultural, recreativo e desportivo. O último destes eventos, privilegiou o contacto com a natureza e os desportos de cariz mais “radical”, com a realização de um acampamento na aldeia de Gestosa de Lomba no concelho de Vinhais.