Estreia a vencer na CN2
A equipa sénior masculina das Estrelas Brigantinas estreou-se, este sábado, no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, com uma vitória, por 77-72 (16-17, 21-14, 15-21 e 25-20), diante do Clube de Basquetebol de Penafiel.
No Pavilhão da Coxa, em Bragança, os adeptos apresentaram-se em grande número para assistir ao “batismo competitivo” da recém-criada equipa de basquetebol, no escalão de seniores, das Estrelas Brigantinas.
A primeira parte foi bastante emotiva e disputada, onde os brigantinos não se deixaram intimidar, mesmo perante o histórico do adversário, que ficou em terceiro lugar da sua série na época anterior, fechando as contas ao intervalo em vantagem (37-31).
No regresso dos balneários, a equipa de Penafiel ganhou algum ascendente, chegando mesmo a igualar a partida em 52-52 na entrada para o quarto e último período.
Já na 'reta final', as Estrelas Brigantinas, embaladas pelo talento do capitão Gonçalo Francisco, souberam aproveitar as oportunidades e acabaram por garantir a vitória, onde a eficácia nos lances livres foi fundamental.
No final do animado duelo, o treinador das Estrelas Brigantinas, Nuno Lopes, enalteceu o resultado conseguido, mas lembra que ainda há muito trabalho pela frente. “O resultado foi bom, no entanto, é necessário analisar o jogo e perceber que existem muitos pormenores a melhorar. A minha equipa enfrentou um adversário com jogadores experientes, ao passo que nós tínhamos apenas um jogador com experiência a nível sénior".
"Este é um processo contínuo, e estou confiante de que iremos melhorar ao longo do campeonato. O trabalho é feito passo a passo, numa competição onde tudo é novo para nós. O meu objetivo é criar uma equipa à minha imagem, que privilegie transições rápidas, e para isso é necessário mais tempo de treino,” acrescentou.
Para o timoneiro do Clube de Basquetebol de Penafiel, Hugo Teixeira, as dificuldades na construção do plantel acabaram por condicionar o desempenho. “Esperávamos enfrentar algumas dificuldades, agravadas pelas baixas no nosso plantel. O jogo foi bastante disputado, mas a nossa equipa teve dificuldades na transição do ataque para a defesa, sofrendo 30 a 35 pontos, dessa forma, na primeira parte, o que acabou por determinar o resultado. No entanto, melhoramos no segundo tempo, embora nunca tenhamos conseguido a reviravolta desejada”.
Para esta temporada, Hugo Teixeira aspira superar os resultados obtidos num passado recente. “Os nossos objetivos centram-se em dar continuidade à equipa sénior, já que este é o nosso segundo ano de existência enquanto coletivo. Os resultados são uma consequência das nossas exibições, lembrando que na época passada estávamos na luta para chegar à segunda fase até à última jornada, num ano em que estávamos a dar os primeiros passos. O nosso objetivo é repetir essa luta nesta temporada."
Na próxima jornada (2.ª) da Série Norte C, as Estrelas viajam ao Porto para defrontar o Club 5Basket Sub-23. Esta partida está marcada para o dia 22 de outubro, às 16h30.
Já nos escalões de formação, as equipas de Sub-14 e Sub-16 masculinas das Estrelas Brigantinas venceram CTM VP Aguiar (56-40) e Os Valpacinhos (3-63), respetivamente. Em femininos, a equipa Sub-14 brigantina perdeu com o Mirandela BC (8-98).
Fotos: Guilherme Moutinho