Torneio de 3x3 ultrapassa barreiras regionais na oitava edição

A Sede do Estrelas Brigantinas foi, este domingo, o cenário da oitava edição do Torneio de Street Basket 3x3 FIBA, um evento que trouxe a Bragança 22 equipas e 82 atletas, repartidos por três categorias: Seniores Masculinos, Seniores Femininos e Sub-16 Masculinos.

Na competição de Seniores Masculinos, a equipa Paracetamol, de Gaia, constituída por Tiago Beltrão, André Jesus, Afonso Ribeiro e Ivo Vieira, alcançou o primeiro lugar, vencendo Os Vingadores, grupo composto por jogadores angolanos residentes em Bragança, com um resultado de 17-13. A terceira posição foi ocupada pelos Ressacados, de Ponte de Lima.

Tiago Beltrão, capitão da equipa Paracetamol, manifestou o seu orgulho na vitória: “É muito significativo para nós vencer este torneio. Viemos de Gaia por amor à modalidade, sempre em busca de novos desafios, e este era um que não queríamos perder. Foi um dos torneios mais competitivos em que participámos, e queremos regressar no próximo ano para defender o título.”

Na categoria de Sub-16 Masculinos, a equipa Os Celsos, de Braga, sagrou-se vencedora ao derrotar na final a equipa Sigmas Turbo, também de Braga, por 10-6. Em terceiro lugar ficou a equipa de Vila Real, Estrelitas com Leite.

Na competição feminina, a equipa CBM, composta por jogadoras de Bragança, Macedo e Mirandela — Beatriz Salselas, Mariana Pereira e Catarina Malhadas — foi a vencedora, derrotando as Black’s, de Bragança, com um expressivo 14-4 na final. A equipa M&M, de Vila Real, ficou em terceiro lugar.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença da Vice-Presidente do Município de Bragança, Fernanda Silva, que destacou a importância de apoiar eventos como este. “Foi um prazer ajudar a promover esta festa desportiva que reuniu equipas de várias partes do país. Este apoio é fundamental para dinamizar a prática desportiva e integrar os jovens brigantinos e os muitos estudantes que enriquecem a nossa comunidade.”

Paulo Lourenço, organizador da VIII Edição do Street Basket 3x3 Cidade de Bragança, sublinhou o sucesso do evento. “Conseguir reunir 22 equipas e 82 atletas durante as férias não é tarefa fácil. O facto de termos equipas de várias zonas do país deu ainda mais brilho ao torneio. Superámos as expectativas, o que reforça a qualidade do nosso trabalho e a promoção do basquetebol.”

Numa antevisão da próxima época desportiva das Estrelas Brigantinas, Paulo Lourenço revelou que o clube está a finalizar renovações e novas contratações para o escalão sénior masculino, que está em fase de reconstrução. “Esperamos começar os treinos em pavilhão no início de setembro, numa nova temporada que trará novidades, como a criação de uma equipa de sub-18 masculinos, além de duas equipas de sub-16 masculinos, sub-14 masculinos e femininos, e o minibasquete. No entanto, o nosso crescimento tem sido, por vezes, limitado pela dificuldade em encontrar treinadores de basquetebol no nosso distrito, numa modalidade que está em crescimento acelerado,” declarou o responsável do clube brigantino.

Texto e Fotos: Guilherme Moutinho MDB

Um website emjogo.pt